André, vestindo blusa listrada nas cores verde e azul escuro, calça e boné brancos. Ele está em pé do lado da moça. Ele está orientando uma moça que está sentada em frente a um computador de mesa, está vestida de vermelho e de cabelo preso, ela está de costas para a foto.

Conteúdo

Histórico do PROJETO ACESSIBILIDADE

O Projeto Acessibilidade, iniciado desde abril /2003, é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), que teve como ponto de partida um intercâmbio entre o instrutor de informática para Pessoas com deficiência Visual André Luiz Gomes e a professora Ana Karina Moraes Lira durante CIIEE - 2002 III Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação Especial por ocasião da Palestra do Prof Antonio Borges da UFRJ sobre o Sistema Dosvox.

O interesse da professora Karina pela ferramenta educacional tecnológica Dosvox, estimulou a contactar André, que já reunia larga experiência no uso do referido sistema, pois era usuário desde as primeiras versões. Nesta ocasião, a professora solicitou-lhe uma demonstração do Dosvox em sua sala de aula, o que ele aceitou prontamente. Este oportuno intercâmbio resultou no Projeto Acessibilidade e Inclusão: Abrindo janelas na educação de pessoas Cegas através do Dosvox. Sabendo que a Universidade Federal do Ceará é um espaço público de construção do saber, e que a extensão universitária tem como missão intervir em problemas sociais, como os vivenciados por aquelas pessoas, nada mais justo do que propor um projeto consistente que minimizasse o forte impacto da exclusão digital, em especial das pessoas cegas. é ponto pacífico que na era da informática a falta da acessibilidade digital impede as pessoas, principalmente as pessoas cegas, de fazerem uso do computador como ferramenta de ensino aprendizagem.

Tal se agrava quando se considera a impossibilidade destas disporem de um computador em casa. A perspectiva de superação parcial dessa problemática foi a gestação de um projeto que colocasse um laboratório da UFC, equipado com o Sistema Dosvox, a serviço dessas pessoas. O primeiro momento dessa iniciativa foi a elaboração do próprio projeto que contou com a participação das professoras Ana Karina Moraes Lira e Sílvia Sales de Oliveira, do instrutor André Luiz Gomes e das estudantes Juliana e Janaína, ambas bolsistas que atuavam nos projetos de responsabilidade da Profa, Karina. Uma vez concluído, o Projeto Acessibilidade foi submetido, em primeira instância, ao Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFC, obtendo aprovação em abril de 2003. O Projeto só teve início em março de 2004, pois houve necessidade de adequação do LABPAM para esse propósito. No início o projeto contou com a participação de oito usuários e posteriormente com mais 20 usuários (as).

O projeto Acessibilidade obteve uma importante conquista em 2004, que foi ganhar o edital a nível nacional do PROEXT. Este feito possibilitou que o Projeto Acessibilidade podesse reformar computadores e adquirir novos computadores para o LABPAM - Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medidas Psicopedagógicas. Outro fato que foi propiciado pela conquista deste edital foi a contratação do bolsista André Luiz Gomes, que teve que passar no vestibular da UFC e ingressar no curso de Pedagogia, para que pudesse fazer jus a esta bolsa.

O projeto Acessibilidade a partir de 2006 e até 2012 assumiu um rumo de formação de professores para lidar com pessoas com deficiência visual na rede municipal de ensino em Fortaleza. Em 2007, aconteceu uma vivência importante, que foi o PROJETO Acessibilidade Itinerante : Pessoas com Deficiêcia NA Escola, Estimulando a Inclusão. Esta iniciativa se desenvolveu em forma de projeto Piloto por um mês na escola EMEIF Antônio Mendes, localizada a Rua Dona Mendinha, 682, Cristo Redentor.

O Projeto Acessibilidade itinerante atuou junto à comunidade escolar aproveitando uma experiência de uso de computadores por pessoas com deficiência visual para estimular a inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental regular. Este projeto Implementou o uso do sistema Linvox (Dosvox em Linux) e outras ferramentas computacionais usadas por pessoas com deficiência visual em LIEs (Laboratório de Informática Educacional) e Salas de Apoio de escolas públicas Sensibilizou a população escolar para a importância da inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino.

O projeto Acessibilidade de 2003 à 2013 foi coordenado pela Profa Dra Ana Karina Morais de Lira, que era professora da Faculdade de Educação (FACED-UFC), e atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A sua equipe naquela época era formada principalmente por estudantes dos cursos de Pedagogia, Computação, mestrado e doutorado em Educação; e por pessoas com deficiência visual, usuárias do Projeto. O título do Projeto era Acessibilidade e inclusão: abrindo janelas na educação de pessoas cegas através do dosvox, o Projeto envolvia o uso de computadores com DOSVOX, em laboratório de informática da FACED/UFC, para a realização de estudos, pesquisas e outras atividades ligadas a sua educação e profissionalização. De fato, desde março/2004, os participantes do projeto tinham acesso a Internet, correio eletrônico, Webvox, Edivox, etc., sob a orientação de monitores. O serviço oferecido aos cegos (as) era gratuito, e ofertado somente no período da tarde. Para a inscrição no Projeto, pedia-se os seguintes pré requisitos:

  1. ter conhecimento básico do DOSVOX;
  2. idade mínima de 13 anos;
  3. estar vinculado a uma instituição de ensino ou especializada para cegos; e
  4. estar disposto a participar das atividades de interesse do projeto.

Em 2013, o Projeto Acessibilidade participou do Programa de Extensão PEIA (Programa de Educação Inclusiva e Acessibilidade por intermedio de mais um edital do PROEXT ganho pela Extensão da UFC. Com a transferência da professora Ana Karina para UFPe, a professora Zilsa Santiago assumiu o PEIA e o projeto Acessibilidade ficou sem coordenação sendo sustentado somente pelo instrutor André Luiz Gomes.

O projeto Acessibilidade ressurgiu em 2018 de um intercâmbio entre o estudante de Filosofia com deficiência visual André Luiz Gomes e a Técnica-administrativa Angela Maria de Sousa Bezerra do Laboratório Multimeios da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) Pedagoga, que é mãe do Allan George que também é uma pessoa com deficiência visual. Atualmente o projeto Acessibilidade e Inclusão: Abrindo janelas na educação de Pessoas com deficiência Visual através das Tecnologias Assistivas, tem como objetivo fundamental fazer acontecer acessibilidade plena nas várias iniciativas da UFC na Web. Nossas atividades no projeto compreendem o estudo e analise da acessibilidade na web do portal da UFC e demais sites que o compõe, realizada por um bolsista de extensão com deficiência visual utilizando tecnologias assistivas como o Dosvox, leitor de tela NVDA e Orca.

Voltar ao menu